Apoios

Apoios

sexta-feira, 26 de março de 2010

Fase atribulada…

O Rolim tem treinado com bastantes dificuldades, face ao seu estado de saúde, que não tem facilitado a sua recuperação/evolução para níveis competitivos. Análises comprovaram o que o seu corpo já vinha demonstrando, níveis de Hemoglobina e Ferro muito baixos.

Esperemos que recupere o mais rapidamente possível, pois a sua presença faz falta no atletismo.

Aproveito também para realçar a necessidade/importância de fazer análises e exames com relativa frequência para evitar males maiores e garantir um óptimo estado de saúde física e mental.

4 comentários:

  1. O Ferro nos Alimentos

    O Ferro é um elemento de origem mineral e que se pode manifestar nos alimentos em duas formas químicas diferentes. Existe o ferro “não hemínico”, ou ferro “não hem” (também denominado por vezes de “inorgânico”, que se encontra presente nos vegetais, leite e ovos. Estes alimentos só contêm este tipo específico de ferro, embora na carne e no peixe o ferro “não hem” constitua cerca de 65% do total. O ferro “hem”, “hemínico” ou orgânico só se encontra na carne e no peixe, constituindo 35% do total de ferro contido nestes alimentos.

    O ferro, independentemente do seu tipo, seja ferro “hem” ou ferro “não hem”, possui uma taxa reduzida de absorção. As taxas variam conforme o tipo, mas a absorção nos vegetais em geral é de 10%, do peixe cerca de 15% e da soja e seus derivados cerca de 20%. O tipo de alimento que apresenta uma maior taxa de absorção de ferro é o grupo das carnes, registando-se 30% de absorção efectiva.
    Existe o mito que o ferro da carne é melhor que o ferro de origem vegetal, embora este facto não seja correcto. Isto porque o organismo não consegue distinguir, uma vez absorvido, se o ferro proveio de vegetais ou carne, sendo ambos os tipos aproveitados metabolicamente. O que acontece é que, como se demonstrou, a taxa de absorção do ferro da carne, o ferro “hem” é superior ao ferro vegetal, o ferro “não hem”, embora seja mais prejudicial ao coração.
    A vitamina C e o cálcio aumentam a absorção do ferro “não hem”. Já os oxalatos das verduras, fitatos dos cereais, os polifenóis ou taninos do chá e até certos alimentos de origem vegetal podem prejudicar a absorção de ferro, caso estejam presentes em excesso.

    ResponderEliminar
  2. As tuas rápidas melhoras míudo, e que venhas com a mesma ou mais garra e vontade de ganhar TUDO. Um abraço e saudações Atalaienses

    ResponderEliminar
  3. rápidas melhoras! são os votos da Associação Desportiva Três Toques.

    abraço,

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelas mensagens de apoio. já tou melhor.
    Emanuel

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário.