Apoios

Apoios

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Back from Kenya

    Cheguei a Portugal há duas semanas e tenho muito para contar. O que é facto, é que depois do último texto que vos escrevi, os treinos começaram a ser cada vez mais intensos e cansativos. Como devem imaginar, correr por aqueles percursos irregulares com a falta de oxigénio, o estágio resumiu-se muito rapidamente à mesma rotina diária: levantar, tomar o pequeno almoço e ir treinar, almoçar e dormir uma sesta para estar novamente recuperado para o treino da tarde, tentar falar um pouco com os familiares e descansar.
    Viajei de volta a Portugal no dia 24 de Janeiro, demorei 28h a chegar a casa. Comigo levo mais experiência de vida, espírito de atleta renovado e muita vontade de competir ao mais alto nível. Foi extraordinário integrar um grupo de treino como este, com alguns dos melhores atletas da Europa do meio-fundo. Tornou-se bastante motivador e faz-nos sonhar com melhores resultados, pois ali vemos que não somos diferentes e também podemos alcançar bons resultados.

    Deixo-vos abaixo o vídeo sobre o que vivenciámos no Quénia. Trata-se de uma primeira parte da longa viagem que fizemos até Iten:


   

    Agora falando sobre provas:

    Uma semana foi o tempo que tive para recuperar da viagem, afinar alguns detalhes e adaptar-me ao clima mais frio e chuvoso em Portugal.
Meeting Luxemburgo
No dia 2 de Fevereiro corri os 1500m, ficando numa modesta 8ª posição com 3:45.86min. A prova não correu como previa, ficando assim a escassos 36 centésimas de segundo dos mínimos para o Europeu de pista coberta (3:45.50). Ainda assim é uma boa marca de abertura da época de inverno.


Meeting Torun - Polónia
   Ainda em Luxemburgo, recebo a notícia de confirmação de entrada num dos melhores meetings internacionais de pista coberta, integrado no circuito mundial da IAAF. A prova dos 1500m foi a mais rápida do ano, com a vitória de um etíope e com recorde nacional do meu colega de treino, o polaco Marcin Lewandowski.

Quando a mim, tentei aproveitar a corrida e passei a ritmos elevadíssimos, e acusando algum cansaço acabei por perder algum ritmo na parte final da prova. Acabei na 7ª posição com o tempo de 3:43.38min. Desta forma "carimbei" o meu passaporte para os Europeus de pista coberta a realizar-se em Glasgow no início do próximo mês.
    Podem rever a minha prova a partir das 2h12:28min no vídeo abaixo:



   Depois de todas estas viagens e provas, ainda faltava um compromisso com a Federação de estar presente nos campeonatos de Portugal. Este sábado participei na prova dos 1500m onde alcancei o 2º lugar com a marca de 4:00.92min. Uma prova com andamentos lentos, onde tudo se decidiu na recta da meta. Não é certamente um resultado excelente, mas depois de uma semana tão exigente, só posso estar contente com esta prestação. Deixo aqui a prova dos campeonatos de Portugal para rever os 1500m a partir das 2h05.10min.
   



Agora é tempo para descansar e afinar alguns detalhes, pois aproxima-se um fim-de-semana muito exigente com a Final de Clubes a disputar-se em Braga.