Apoios

Apoios

domingo, 22 de novembro de 2015

Iten - Home of Champions - week II

Olá, ou Habari em Suaíli (língua oficial Kenya)!

Segunda-feira começa mais uma semana de treinos. Sinto-me um pouco cansado devido ao treino longo do dia anterior, e estava previsto fazer 6 milhas (1 milha = 1,609 km), mas acabamos por reduzir o treino da manhã para 5 milhas. De tarde, fomos correr para um percurso novo, passámos junto à pista Kamariny Stadium, descendo por uns trilhos, e fomos dar a um miradouro natural, onde por breves momentos consegui contemplar a beleza de Rift Valley. Estavamos nós a 500m de finalizar o treino e, quase a chegar ao centro, passa uma ambulância a toda a velocidade levantando bastante poeira, e de seguida a polícia levantando ainda mais. Já sentia areia nos dentes e na garganta. Mesmo junto ao centro passaram uns 5 jipes do exército e um dos ocupantes começa a fazer gestos para nos expulsar daquela rua. Só quando chegamos ao centro é que reparámos que a estrada principal estava cortada e montes de gente ficou ali à espera... Vinha lá o presidente, "Mzee Jomo Kenyatta", aquele que "dá a cara" nas notas de dinheiro queniano (shilling) e que trazia a frota toda para a sua protecção! Um aparato de segurança que nunca tinha presenciado em nenhum outro local.


Terça-feira foi dia de ir à pista de tartan "Lornah Kiplagat Sports Academy" fazer o treino de séries. Chovia enquanto fazíamos o aquecimento - uma corrida de mochila às costas desde o centro até à pista. O treino correu bem e, no final, houve tempo para uma foto de "família". Sim, entretanto chegaram mais Ingleses para se juntar ao grupo!

Na quarta-feira houve mais um treino bi-diário, calmo pois necessitávamos de recuperar do treino de séries. A recuperação em altitude é bastante difícil e nem as sestas a meio da tarde são suficientes para recarregar energias e fazer mais um grande treino. É preciso saber controlar o esforço para não entrar em overtraining, em excesso, portanto. À noite fomos celebrar o aniversário da nossa amiga Rosie, que fez 24 anos, e decidimos todos ir jantar a um Hotel chamado Kerio View, que tem uma excelente vista para Rift Valley. No entanto, como já era de noite, não deu para apreciar a bela paisagem que nos proporciona. Paguei 1500 Shillings pelo jantar (é mais ou menos 14€) e tinha escolhido comer pork cordon bleu - carne de porco recheada com queijo e fiambre, um prato enorme bem servido e, no final, um belo crepe com gelado e chocolate quente! Quinta-feira seria mais um dia normal de treinos, mas surgiu a oportunidade de ir visitar uma escola, a seguir ao almoço. Lá fomos nós, numa carrinha, até à Kapkio Secondary School, que ficava a uns 30min por uma estrada de terra batida, pior que um carrossel. Estremecia por todos os lados e nem por isso o condutor ia mais devagar, de tão habituado que ele já deve estar! 



Chegamos à escola e entramos pelo campo de futebol, estacionamos perto de umas salas de aulas, e saímos para visitar algumas das instalações, pois os alunos estavam ainda em aula. Fizeram uma pausa para ir a casa de banho, que de casa de banho aquilo tinha pouco. Umas condições horríveis mas que são as únicas que têm. Voltaram e lá fomos nós para a sala. Cada um se apresentou, dizendo quem era, de onde vinha, que disciplina do atletismo fazia, etc. Era altura dos alunos fazerem algumas perguntas, mas começaram por se sentir um pouco tímidos. Um colega meu, chamado Sam, teve a brilhante ideia de levar alguma roupa, então em troca de uma pergunta ele oferecia uma peça de roupa, desde t-shirts, calções, meias e até alguns doces que o Theo e o Kylie compraram e ofereceram. 
As perguntas passavam essencialmente pelas diferenças entre Inglaterra e o Quénia, pois eles pouco sabem da realidade Europeia. Perguntaram como se formava a política, como eram as cidades e ruas de Inglaterra, entre outras. Como era o único português e eles pouco ou nada sabem de Portugal, não tive de responder a quase nada. Antes de ir embora tirámos algumas fotos de grupo, mas não queríamos perder demasiado tempo por causa do treino da tarde. 
Infelizmente os rapazes africanos adoraram duas das nossas amigas e não as deixavam ir embora (foto atrás de foto), houve um que adorou tanto a nossa amiga Adelle que até pôs o cabelo dela na boca! Nós não parámos de rir. Regresso ao centro e mais 30min de turbulência. Cheguei com umas dores de cabeça horríveis e um pouco mal disposto, fui beber um chá e fomos a mais um treino.
Sexta-feira o treino foi muito tranquilo pela manhã, pois de tarde tínhamos o treino de séries. O treinador do meu colega Charlie Grice chegava à hora de almoço com mais uns jovens de Inglaterra. De seguida deu para ir dar um mergulho à piscina, pois estava um dia maravilhoso (coisa rara, pois os dias têm sido muito incertos e tanto está a chover de manhã como à tarde está sol). Estive deitado na espreguiçadeira perto de uma hora a falar com uns colegas e não é que apanho um pequeno escaldão? Nada demais. De tarde manteve-se o bom tempo e fomos fazer séries na pista de terra batida. Acabámos por fazer um grande treino e o treinador do Charlie ficou bastante satisfeito! Enviei o treino ao meu treinador Pedro Rocha e é claro que também gostou muito, afinal estou aqui a treinar com os ingleses porque tenho um grande treinador, e mesmo longe está sempre a acompanhar-me da melhor forma possível!

No sábado esteve de chuva. Pela manhã ainda deu para fazer o treino sem problemas, mas já se adivinhava a chuva que estava a chegar. Durante a tarde estivemos a ver o jogo de futebol do Manchester United e, à noite, fomos ver o Real Madrid vs Barcelona num "club" aqui perto do centro. Não gostei de ver o jogo e ainda por cima não deu para ver o jogo do nosso Benfica! Fiquei sem saber o resultado, e no domingo não tínhamos luz pela manhã, ou seja, não tínhamos internet e só soube do resultado depois do treino. Treino longo! Saímos numa carrinha "táxi" e fomos em direção a Eldoret, onde passados uns 20min chegamos a uma estrada de terra batida para iniciar o treino. Lá começamos nós em ritmo lento mas os meus colegas estavam a ir a um ritmo demasiado lento e logo me adiantei um pouco. Quando dou por mim já estava eu com uns bons metros de avanço e a um bom ritmo, fiz assim mais de uma hora do treino sozinho, mas ao longo do caminho tive sempre o apoio das crianças quenianas que me cumprimentavam. Até houve uns que viram os meus colegas mais a trás e começaram aos gritos "number one, you are the champion" e isso ainda me deu mais motivação para fazer um bom treino! 
Acabei o treino e continuei a andar, para descontrair um pouco. Passaram por mim dois colegas que iam fazer o treino ainda mais longo, mas iam num ritmo mais lento. Sentei-me numa pedra junto ao caminho a espera do nosso táxi, que tinha apanhado outros dos meus colegas que estavam mais atrás e entretanto chega uma rapariga queniana que começa a fazer-me perguntas e estive ali um pouco a falar com ela. Queria saber de onde vinha e qual o treino que tinha feito. Os quenianos gostam de interagir com gente "branca". Entretanto chegou o táxi, entrei e fomos apanhar os nossos colegas que estavam mais a frente. Treino bem feito, que resultou numa longa tarde de descanso. 

Assim terminou mais uma semana, com treinos exigentes de tal forma que o cansaço fez-se sentir! 


Um abraço directamente de Iten - Quénia