Apoios

Apoios

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Font-Romeu 2016 - 3ª e última semana

Começámos a semana com um dia chuvoso, fomos dar uma corrida até à pista do Liceu onde eu e o Freire aproveitámos para fazer um treino de velocidade, mesmo com o estado do tempo um pouco desagradável, fizemos um bom treino. Da parte da tarde só para relaxar um pouco fomos fazer um treino ligeiro junto a nossa casa até a um percurso chamado Pirinéus 2000.


Na terça-feira, voltámos a pista novamente para um treino de séries, desta vez já com algum ritmo nas pernas consegui realizar o treino todo como planeado e já com boas sensações. Encontrámos nesse dia um amigo do Edu, é francês de origem argelina, chamado Naboulsy. Apesar de conseguirmos falar pouco com ele, pois só sabe falar francês e árabe, criámos uma grande empatia e a partir desse momento começou sempre a treinar connosco, logo da parte da tarde fomos todos juntos fazer mais um treino de corrida ligeiro.


Na quarta-feira combinámos um treino em La Calme com o Naboulsy, ele veio ter a nossa casa e fomos então de carro até ao percurso onde costumamos correr a 2100m de altitude, no meio das árvores e com o caminho enlameado, fizemos um treino de corrida mais longo e rápido em relação ao treino da tarde. Da parte da tarde o francês convidou-nos para ir até ao hotel onde estava alojado. Acabámos por treinar na zona chamada Bolquère que ficava 10min da nossa casa e a 1600m de altitude, até deu para parar e fazer umas festas aos cavalos que se ali encontravam por perto, no final ainda deu para ir à piscina do hotel relaxar um bocado.



Na quinta-feira, tínhamos as séries de lactato, chamadas as séries de ir à "morte", um treino muito curto e aparentemente fácil, mas em ritmos de 80/90% do limite de esforço do nosso corpo, dissemos o que era ao Naboulsy mas ele perguntou-nos qual era o treino umas três vezes, pois achava que tinha percebido mal e que o treino era muito fácil, mas não, realmente era só 4 repetições, mas logo na primeira ficámos muitos ofegantes, e a dificuldade em recuperar durante o intervalo é difícil devido à falta de oxigénio e o tempo esgotava-se rápidamente. Lá fomos nós para a próxima e já começava a haver diferenças entre os mais rápidos e o mais lentos, mas no final acabámos todos por fazer um bom treino, uns mais confortáveis do que outros, mas todos com as dores do ácido láctico e falta de oxigénio a sentir-se na cabeça. 

Da parte da tarde depois do descanso fui até a uma terra já em Espanha, Puigcerdà, esperar pela minha namorada, ela aproveitou as férias do trabalho para estar connosco na nossa última semana e viajou até Barcelona de avião e fez o resto do percurso de comboio.

Na sexta-feira retomá-mos a ida a La Calme, desta vez com a Silvana, quase que a perdíamos durante o treino, pois acabamos o treino numa zona combinada anteriormente mas ela não se encontrava lá, depois foi o Edu e o Naboulsy que tinham andado o treino mais rápido que nós e também já se encontravam num trail junto ao estacionamento do carro. Encontrá-mo-nos dando gritos para o ar, pois com a paz e silencio que se faz sentir, deu perfeitamente para eles ouvirem e responderem, continuámos naquela brincadeira até nos encontrar-mos a ouvir o eco que lá ia repetindo pela montanha fora.



No sábado tivemos o treino de séries longas, combinámos o treino com um dos melhores triatletas de Portugal e do Mundo, João Pereira (http://www.joaopereiratri.com/), alojado no centro do Liceu, já ali estava há perto de uma semana mas os treinos não eram muito compatíveis com os nossos até ao momento, o meu treino acabou por ser um pouco diferente, começamos todos juntos e depois eu fui reduzindo a distância e aumentando a velocidade, pois o meu treino para 1500m tem de ser significativamente diferente em relação aos meus colegas que correm 5000m ou até ao do João que costuma fazer 10km depois de já ter nadado e feito bicicleta! 



Tirámos a parte da tarde para descansar e ir até Andorra, mais precisamente a Pas de La Casa dar um passeio e fazer umas compras, estava ainda cheia de neve mas já com as estâncias de ski fechadas. Foi bom para sair um pouco da nossa rotina que já leva 3 semanas.

No domingo, fomos mais uma vez ao Lago de Matemale, onde corremos a 1500m de altitude, para fazer o treino longo. Neste treino já me senti muito mais confortável e com ritmo em relação ao treino da semana anterior! Desta vez, o Samuel Freire ficou a descansar e o Edu fez um treino um pouco diferente e mais intenso, então fiquei só eu e o Barata, já consegui ser eu a impor o ritmo durante algum tempo, mais intenso que a semana anterior e acabámos por fazer um grande treino! Da parte da tarde foi tempo para celebrar a vitória do nosso Campeão SL Benfica (http://www.slbenfica.pt/), neste momento com 3 benfiquistas em casa contra dois Sportinguistas. Passámos a tarde toda na brincadeira até ao resultado final, brincadeiras saudáveis que fazem parte do nosso dia-a-dia.

Na segunda-feira, o nosso último treino de velocidade da parte da manhã, já com o sol a sorrir e com as temperaturas a aumentar, proporcionaram um excelente treino. De tarde acabámos por dar um passeio por La Calme. Fui com a Silvana ao ponto mais alto chamado Roc de La Calme onde tem um rochedo a 2213m de altitude, passámos aí bastante tempo a apreciar os últimos momentos do estágio, a contemplar as montanhas ao nosso redor, agora já com menos neve nos topos, mas a tranquilidade mantinha-se absolutamente fantástica e excelente para meditar.



Terça-feira, o nosso último dia de estágio! O dia mais agitado, começou logo pela manhã com o treino de séries, onde fomos até à pista e estava lá o campeão europeu em Zurique dos 3000m obstáculos Yoann Kowal (http://www.yoann-kowal.com/a fazer séries ao nosso ritmo, mas a saltar obstáculos!
Impressionante, nós a correr já a uma velocidade razoável e ele ao nosso lado ali aos saltos. 
O João Pereira apareceu mais uma vez para treinar e fez um treino mais longo com o Edu, enquanto eu o Barata e o Freire estávamos a um ritmo mais elevado, mas para distâncias mais curtas. 
Da parte da tarde fomos novamente até ao hotel do Nabously para recuperar os músculos da semana intensa que tivemos, na piscina e também no jacuzzi, óptimo para recuperar na ausência da massagem! À noite, após o jantar, era suposto irmos ter com os nossos senhorios para acertar o resto das contas, mas o João Pereira estava por Font-Romeu com o Alexandre Nobre que fazia anos, andava lesionado e não conseguia fazer os treinos de corrida por isso não estivemos muitas vezes com ele, mas já que era o seu aniversário e estava longe da família convidámos para irem lá a nossa casa festejar. No final de contas os senhorios foram lá e ofereceram-nos uns bolos e morangos que tinham preparado e tivemos a casa cheia! 


O dia da viagem chegou, e lá nos pusemos a caminho de Portugal. Saímos por volta das 8:30h de Font-Romeu (7:30h Portugal), com algumas paragens para esticar as pernas, parámos perto de Zaragoza para almoçar, uns hamburgueres no pão com uma salada de alface e tomate, não era a comida mais saudável, mas naquele momento sabia melhor do que ir a um MacDonalds! Seguimos caminho e quando estávamos a passar Madrid parecia que já estávamos perto de Portugal, a sensação de tanto tempo de viagem fez com que imaginássemos que já faltava muito pouco tempo até chegar a terras portuguesas. O facto de começarmos a avistar placas com o nome de Portugal e a fazer referência a Badajoz, a última terra antes de Portugal, fizeram com que fossem as 4h mais difíceis de toda a viagem, nunca mais passavam e estávamos constantemente a ler nas placas "Badajoz".

Finalmente chegámos e parámos para abastecer antes de entrar em Portugal, a partir daí só faltavam 2h e já tínhamos rede portuguesa para avisar os nossos familiares que a viagem estava a correr bem sem gastar dinheiro :)! Cheguei a casa por volta das 22h, uma viagem bastante longa, demorada e cheia de paciência, felizmente correu tudo da melhor maneira e não houve incidentes.

Assim acabou mais um estágio em altitude, sendo este a quarta vez que estive em altitude, penso que tenha sido o que mais obstáculos tive de ultrapassar e superar, mas ao mesmo tempo, tive tempo suficiente para subir o meu estado de forma, sinto que estou neste momento muito bem fisicamente e que tenho tudo para ter uma época de verão com excelentes resultados!

Mais um estágio com colegas espectaculares aos quais tenho de agradecer por me terem aturado nos momentos mais difíceis e ajudado a levantar a cabeça. Pela ajuda nas tarefas de casa e no geral por proporcionarem um ambiente bastante porreiro com as conversas, piadas e brincadeiras. Aos meus colegas e amigos o meu MUITO OBRIGADO por tudo ter corrido muito bem! 

Quanto a ti, espero que estes resumos tenham sido cativantes e mostrado como é o nosso dia-a-dia num estágio em altitude, espero que tenha partilhado o máximo contigo e se houver dúvidas não hesitem em contactar-me através da Página Oficial Emanuel Rolim, estarei sempre disponível para esclarecer as vossas dúvidas! 
Que venha a época competitiva!

Bons treinos, um abraço diretamente de Lisboa, Portugal.